Hidratação

>> Tópico: Hidratação capilar

 

Hidratação

Os cabelos possuem naturalmente uma proteção própria, uma substância oleosa  produzida pelas glândulas sebáceas, que reduz a perda da umidade. Porém fatores como a água do mar, da piscina, o sol, o vento, ou mesmo o ar condicionado, o secador, as químicas podem danificar essa proteção. Sem contar que os cabelos cacheados e crespos sofrem de ressecamento natural, pois esse óleo natural tem mais dificuldade de chegar às pontas.

Hidratação capilar

Por isso, assim como a nossa pele, os cabelos também necessitam de água para se manterem saudáveis.  Hidratar os cabelos significa fornecer água à proteína de queratina que forma a estrutura capilar, repor a umidade natural e os nutrientes.  São tratamentos à base de queratina, proteínas, vitaminas, extrato de seda, óleos vegetais, ceramidas, silicone e lanolina. 

Ao hidratar os cabelos você está lhes dando mais maleabilidade, movimento, brilho e maior resistência. Com isso, os fios mantêm-se intactos, sem riscos de quebra, formação de pontas duplas e de adquirir aspecto opaco.

O grande segredo é a constância do tratamento, a continuidade. É preciso hidratar o cabelo sempre, pois a hidratação sai dos fios no máximo em 10 lavagens.

 

Frequência da Hidratação

Tempo calendário 2Para cabelos secos, comece hidratando pelo menos 2 vezes por semana.

Se seu cabelo é seco e ainda possui química, então hidrate até 3 vezes por semana no início e diminua com o tempo, mas lembre-se que o mínimo para um cabelo seco é hidratar 1 vez por semana.

Cabelos normais ou oleosos devem hidratar no mínimo a cada 15 dias, mas essa necessidade aumenta caso o cabelo possua qualquer tipo de química.

 

Mantendo seus cabelos hidratados e saudáveis

Para manter uma boa hidratação dos cabelos alguns procedimentos devem
ser observados:

  • O primeiro passo para manter cabelos saudáveis é ter uma dieta equilibrada. Dietas rigorosas ou com carência de nutrientes podem prejudicar os cabelos.
  • Procure não lavar os cabelos com água muito quente. Use água fria ou levemente aquecida.
  • Escolha shampoo e condicionador adequados ao seu tipo de cabelo e procure orientação sobre a fórmula do shampoo que está usando. Existem vários produtos no mercado e alguns possuem formulações que podem prejudicar os seus cabelos.
  • Cabelos afro, tingidos e com permanente devem ser hidratados com uma freqüência maior, pelo menos uma vez por semana.
  • Lembre-se de usar cremes e/ou shampoo com filtro solar ao tomar sol.
  • Recomendação válida principalmente para pessoas com cabelos claros e tingidos.
  • O uso de produtos termoativos, que protegem os fios de cabelos do ar quente dos secadores, podem ajudar a diminuir a desidratação excessiva dos fios de cabelos durante a secagem.
  • Para os usuários de géis capilares e que possuem cabelos secos, procurem os que possuem em sua composição substâncias umectantes que ajudam a reter água.
  • Está mais que comprovado que a hidratação constante dos fios dá suavidade, sedosidade, acalma o frizz e pode reduzir até 60% do volume do cabelo, seja ele de qual tipo for.
  • Depois de um tempo a hidratação se torna uma rotina e entra para o seu cronograma.

Acredite: Hidratação faz milagres!!!
Posts mais recentes Posts mais antigos Página Inicial