Semente, Óleo e Gel de Linhaça

>> Tópico: Semente, Óleo e Gel de Linhaça

 

GelGel de Linhaça

Benefícios

Elimina os frizz e ainda deixa os cachos bem arrumadinhos e melhor: não custa quase nada.

 

Ingredientes

Você deve usar a SEMENTE E NÃO A FARINHA. A semente pode ser a marrom ou a dourada, não importa.

 

Modo de Preparo

Linhaça 1Ferva um punhado da semente em uma panela com água por cerca de 5 minutos. A quantidade de sementes e água fica a seu critério, dependendo de quanto de gel você quer produzir e se você prefere ele mais ralo ou mais consistente.

O gel fica transparente e sem cheiro (se quiser, você pode pingar umas gotas de essência). Coe o gel ainda quente usando uma peneira. Espere esfriar antes de usar, armazenando-o na geladeira.

 

Modo de aplicação

Aplique nos cabelos molhados, COM OU SEM LEAVIN ANTES, penteie e não enxágüe. A quem prefira passar o gel com os cabelos quase secos.

Quando o cabelo secar, você vai reparar que ele fica meio DURO... é normal, basta amassar os cachos e ele vai ficar macio... Não há uma quantidade certa de gel para aplicar: cada cabelo uma sentença.

Teste a melhor maneira de usar... O que sobrar das sementes que você coou, use para fazer um bolo ou guarde para fazer mais uma leva de gel.

Tempo de duração do gel guardado na geladeira: Há que diga de 3 a 5 dias... Outros enquanto ele tiver com o cheiro de “fresco”... Fica a critério também de cada um...

 

OUTRAS RECEITAS DO GEL DE LINHAÇA

Existem várias adaptações da receita:

Platação de linhaça Receita que não leva as sementes ao fogo

É só colocar 1 ou 2 colheres de sopa em meio copo d'água e deixar algumas horas: naturalmente formará  o gel.

Depois de coar, é possível pegar as sementes e colocar mais água e assim formar um novo gel. O gel é muito bom para a pele também. Invente a sua receita! Teste!

 

Receita com glicerina

Faça o seu gel de linhaça normalmente e depois que estiver frio, coloque uma colher de sopa de glicerina vegetal e algumas gostas de óleo essencial de sua preferência (pode ser o de lavanda ou outro que você preferir).

O importante é que a glicerina vai dar um efeito umectante maior ao cabelo e segurar mais tempo os cachos bem definidos.

 

Spray 1 Spray de Linhaça

Pegue a linhaça que você acabou de usar para preparar o gel e ponha pra ferver novamente, com 3 copos de água filtrada. Espere dar um ponto em que não fique nem tão consistente quanto um gel e nem tão ralo quanto água (é rapidinho). Depois de esfriar, coloque o líquido em um borrifador e aplique nos cabelos.

 

Com chá de camomila

Ao invés de usar água pura use chá de camomila.

 

Receita de Hidratante Capilar usando óleo de linhaça

Receita 1

  • 2 colheres de máscara hidratante;
  • 1 colher de sobremesa de óleo de linhaça;
  • 2 ml de Bepantol.

Depois misture tudo e aplique no cabelo logo após o enxágue do xampu, deixando por uns 3 minutinhos. Em seguida, enxágüe novamente e, por fim, passe o condicionador para fechar as cutículas.

Receita 2

  • 6 colheres de condicionador
  • 2 colheres de óleo de linhaça
  • 1 colher de queratina em gel
  • 2 ml de Bepantol.

Misture tudo e depois aplique no cabelo   seco. Deixe agir por umas 4 horas e em seguida enxágüe bastante.

 

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A LINHAÇA

“A linhaça é considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças, pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.”

Fonte: http://www.segs.com.br/linhaca.htm

Um PPS bacana:

 

LINHAÇA PARA CONSUMO ALIMENTAR

Benefícios

LinhaçaA semente de linhaça reduz consideravelmente o colesterol, ajuda o intestino a funcionar, ajuda a limpar as toxinas do organismo. Pele, cabelos e unhas ficam maravilhosos!

Farinha de Semente de Linhaça – já pronta nas lojas de produtos naturais, farmácias e supermercados... Caso não encontre, pode triturar no liquidificador as sementes também.

Linhaça com sucoA farinha pode ser consumida em sucos, vitaminas, na comida, leite, dentro do feijão... Há quem diga que tem gosto de aveia...

Sugestão: 2 colheres de sopa por dia.

 

Receita para consumo de linhaça

  • 100g de farelo de linhaça
  • 100g de farelo de aveia
  • 100g de gérmen de trigo
  • 100g de colágeno em pó ou gelatina hidrolisada
  • 50g de farelo de castanha

Misture todos os ingredientes e guarde na geladeira. Tomar 1 colher de sopa por dia com frutas, vitaminas, iogurte etc.

Sobre germinar as sementes antes do consumo:

http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=07276

http://fasesdaluacheia.blogspot.com/2007/04/como-germinar-gros-e-sementes.html

Posts mais recentes Posts mais antigos Página Inicial