Manteiga de Karité
Seu cabelo está um desastre? Meio sem vida, quebrado, opaco e até caindo? Muitas mulheres estão na mesmíssima situação. Mas, como sempre, há novidades por aí e uma delas há de dar certo para você. Para te ajudar na missão, encontramos mais um hábito de cuidado com o cabelo, desses que vale à pena arriscar!
Certamente você já ouviu falar em manteiga de karité. Encontrada na África Ocidental, diversos produtos no mundo dos cosméticos são elaborados com essa matéria prima: shampoos, condicionadores, leave-in, máscara de tratamento entre outros.
Direto da Fonte
Segundo a engenheira química Rosely Grossman, responsável pela formulação dos produtos da Éh cosméticos, quando introduzida em fórmulas, a manteiga de karité acaba ficando diluída junto com outros ativos do cosmético. “Além de o produto final conter uma quantidade mínima dessa matéria-prima, ele acaba fazendo com que ela tenha seu poder de hidratação e reparação dos fios diminuído”, explica Rosely. Ainda segundo a especialista, essa é uma matéria-prima muito cara e, se colocada em grandes proporções no shampoo e no condicionador, por exemplo, acaba deixando tudo muito caro.
O químico Alexandre Amaro completa: “Essa matéria-prima, quando colocada de forma pura e concentrada nos cabelos, certamente acaba tendo maior poder de hidratação do que quando colocada em algum produto. É como se você estivesse tirando a parte mais hidratante de um produto cosmético e passando diretamente nos fios”.
Entendeu agora o termo “direto da fonte”? Além da manteiga de karité, há diversos outros tipos de manteiga para restaurar a estrutura e a hidratação dos fios. “Manteiga de abacate, que é rica em vitaminas, manteiga de cereais, manteiga de amêndoas, manteiga de cacau e manteiga de cupuaçu são alguns dos tipos de matérias-primas mais procuradas pelas empresas de cosméticos”, afirma Alexandre Amaro.



Dicas de uso
- Aplicar pura e dormir com ela nos cabelos;
- Derretida na umectação (por exemplo com Yamasterol);
- Adicionar hidratação de maisena ainda quente;
- Adicionar derretida ao creme de hidratação de sua preferência.
Onde encontrar
Salvador:
Maiz Essências
São Paulo:
www.sabaoeglicerina.com.br
www.lojagerminar.com.br
www.emporioaroma.com.br
Rio de Janeiro:
Reduto das Essências: Senhor dos Passos, 54
Espírito Santo:
Centro das Essências (ao lado do Terminal Carapina)
Óleos Vegetais
Por sua semelhança com a estrutura da pele, os óleos vegetais reagem melhor com o tecido e permitem que tanto a água, como outros princípios ativos existentes nos cosméticos aplicados sejam bem absorvidos.
Extraídos principalmente das sementes de plantas e frutas, os óleos vegetais aumentam a proteção da pele e cabelos contra a perda excessiva de líquidos, permitem a respiração cutânea e assimilam a luz solar. Quando aplicado na pele ou cabelos, grande parte do óleo vegetal é absorvida e processada pelas enzimas, ao contrário dos óleos minerais, que podem causar danos, como o entupimento de poros por serem derivados do petróleo, repelindo a água e impedindo a absorção de ativos de base hídrica.
Azeite de Dendê (ou óleo de palma)
É um dos princípios ativos de muitos cosméticos. Fonte natural de vitamina E, tocofeiros e tocotrienois que atuam como antioxidantes, o dendê também é rico em vitamina A. Para se ter uma idéia, a quantidade de vitamina A presente é 14 vezes maior do que a encontrada na cenoura. O azeite de dendê possui ácidos graxos similares aos encontrados nos fios, proporcionando hidratação e brilho.
Dicas de uso:
- Uma ou duas colheres de sobremesa misturadas ao creme de hidratação dependendo do estado de cabelo e do tamanho do mesmo;
- Não há necessidade de lavar com shampoo após a hidratação.
Cuidados:
- Loiras devem fazer teste da mecha. Algumas meninas relatam manchas amareladas nos fios;
- Condicionar depois da hidratação, para neutralizar o cheiro muito ativo. Apesar de que muitas meninas não sentem necessidade;
- Se passar o dendê puro use luvas, pois pode manchar a pele. Se misturado ao creme não há riscos de manchas.
Óleo Vegetal de Coco
A terapeuta capilar Sheila Bellotti indica o óleo de coco natural para reforçar a estrutura de cabelos desvitalizados. Neste caso, o óleo deve ser passado somente nos fios, não sendo utilizado no couro cabeludo.
Para deixar os cabelos menos secos, mais fáceis de pentear e mais fortes, deve ser aplicado uma vez por semana, sem condicionador. "Como apresenta a mesma constituição da derme, o óleo de coco natural ajuda a limpar o cabelo sem agredi-lo, mantendo a sua hidratação natural. O óleo vegetal de coco hidrata e amacia o fio do cabelo, oferecendo grande variedade de elementos nutritivos, como magnésio, potássio, cálcio e ferro” completa.
Dicas de uso:
- Em um liquidificador bata a água de coco com a polpa do fruto verde por um minuto. Para cabelos muito danificados, vale acrescentar um pouco de óleo vegetal de coco. A pasta obtida é aplicada como máscara capilar. Deve ficar sobre os fios durante cerca de 40 minutos e serve para todos os tipos de cabelo. Não tem contra-indicações e pode, inclusive, ser feita em crianças;
- Passar nas pontas do cabelo como reparador;
- Na umectação noturna;
- Junto com a hidratação.
Como conseguir o óleo de coco em casa:
- Pegue três garrafas de leite de coco, despeje em uma panelinha e leve ao fogo baixo, mexendo até evaporar totalmente, vai ficar bem consistente. Quando começar a engrossar bem (cuidado para não queimar) desligue o fogo e deixe esfriar naturalmente. A gordura que ficar por cima é o óleo de coco e esse é o que faz maravilhas aos cabelos;
- Rale um coco, acrescente um pouco de água e coloque para ferver. Vai ficar uma gordura em cima. Tire essa gordura com a colher, espere esfriar e depois “frite” essa gordura.
Óleo de Babaçu
É produzido pelas amêndoas retiradas do interior do fruto de uma palmeira encontrada no Norte do Brasil.
Apresenta propriedades parecidas com o óleo de dendê. Possui alto teor de ácido láurico.
Use nas hidratações semanais ou para fazer umectação.
Óleo de Mamona
Também conhecido como óleo de rícino. É rico em ácidos graxos e é conhecido por atuar como um umidificante, chamando a si própria umidade. Ele tira as toxinas do couro cabeludo, nutre, hidrata e deixa o cabelo mais encorpado, estimula o crescimento, ajuda a eliminar as pontas duplas e dá balanço. Praticamente milagroso!
Dicas de uso:
- Como selante para as pontas;
- Como óleo de massagem para o couro cabeludo (se usar depois de uma massagem com açúcar mascavo fica melhor ainda);
- Misturar com o condicionador para aumentar o poder de hidratação;
- Colocar no cabelo e envolver com uma touca plástica para efeitos de máscara (melhora bastante se misturar com mel e condicionador);
- Misturar com outros óleos (jojoba, oliva, coco...) e usar como um tratamento pré-shampoo;
- Usar como pós-condicionador quando o cabelo ainda estiver úmido.
Azeite de Oliva
Há cinco mil anos, as mulheres egípcias descobriram os efeitos benéficos do azeite de oliva para sua pele e cabelos e passaram a utilizá-lo como emoliente. O azeite de oliva possui vitaminas A, D, K e E, e é um poderoso antioxidante, o que ajuda a retardar o envelhecimento. A oliveira é uma árvore capaz de regenerar e autoproteger.
Por todas as suas propriedades, ele se revelou como uma estrela da cosmética. Suas aplicações na área da estética e beleza são inumeráveis: funciona como anti-rugas, hidratante e suavizante para peles secas; é purificador, calmante, e serve para amolecer as impurezas da pele e tornar mais fácil a remoção; melhora a elasticidade da pele, dá brilho aos cabelos e é perfeito para banhos relaxantes e massagens.
Dicas de uso:
- Colocar uma ou dias colheres de sopa de azeite nas hidratações semanais;
- Na umectação;
- Passar após o shampoo e deixar alguns minutos;
- Puro de um dia para o outro;
- Colocar algumas gotinhas no leave in.
Óleo de Linhaça
O óleo de linhaça, ou semente de linho, é um ácido graxo essencial que oferece vários benefícios à saúde, incluindo um bom metabolismo de gordura, produção de energia, regulação de funções celulares e cicatrização de tecidos e machucados. Combate a queda capilar e também acelera seu crescimento.
Dicas de uso:
- 2 colheres de máscara hidratante; 1 colher de sobremesa do óleo; 2 ml de Bepantol.
Misture tudo e aplique no cabelo logo após o enxágue do shampoo. Deixe por uns 3 minutinhos e enxágue. Por fim, passe o condicionador para fechar as cutículas. - 6 colheres de condicionador ; 2 colheres do óleo; 1 colher de queratina em gel; 2 ml de Bepantol.
- Misture tudo e aplique no cabelo seco. Deixe agir por umas 4 horas depois enxágue bem.
Mais dicas de manteigas e óleos vegetais:
http://encaracoladas.blogspot.com/2009/09/oleo-vegetal.html